Custos

O Orçamento de Custos em Empresas de Varejo – Etapas e Relacionamentos

Orçamento Empresarial Varejo

Fonte da imagem: https://www.pexels.com

A projeção de custos é uma etapa relevante no planejamento de qualquer empresa, existindo diferenças nos orçamentos de empresas industriaisprestadoras de serviços e atuantes no setor de varejo.

O orçamento de custo em empresas de varejo é o que apresenta menor complexidade quando comparado ao de empresas industriais e comerciais. O motivo desta diferença é derivado dos conceitos de custos e despesas aplicados a este segmento.

Pode-se entender custo como sendo o gasto consumido na fabricação de um produto ou prestação de serviço, estando a eles associados. Por outro lado, a despesa não é consumida neste processo, mas sim no esforço para a manutenção do negócio ou obtenção de receita.

No caso do setor de varejo, entende-se como custos os gastos consumidos na compra das mercadorias a serem revendidas e as despesas aqueles relativos à sua venda, bem como os referentes à gestão da empresa. Assim, podem compor o custo das mercadorias vendidas o valor de aquisição do produto, os impostos incidentes (nos casos em que devam ser considerados como custo por não haver recuperação) e quaisquer gastos até a chegada ao local de venda.

Em todos os setores é fundamental que seja feita a segregação dos gastos entre despesas e custo pois o fluxo orçamentário de cada um segue caminhos distintos.

Desta forma, diferentemente dos segmentos industriais e de serviços, os custos referentes às operações de varejo são mais restritos, simplificando as regras de projeção orçamentária.

É comum que o planejamento orçamentário seja derivado do orçamento de receita, no entanto, podem existir exceções em virtude do conceito de fator limitante orçamentário da empresa. Assim, ao iniciar a análise do modelo orçamentário, o gestor responsável deve identificar a etapa que impediria o aumento de sua atividade, sendo este o ponto pelo qual devem ser iniciadas as projeções.

Apesar da possibilidade de variação na primeira etapa de projeção, para explicar as principais fases e relacionamentos que normalmente compõem o orçamento de custos de uma empresa de varejo, será descrito um processo iniciado pela projeção de receita.

 

O processo de orçamento de custos de empresas de varejo

Na elaboração do orçamento de receita, é comum a projeção das quantidades de mercadorias a serem vendidas pela empresa, as quais são estimadas item a item ou em grupos.

No entanto, podem existir mercadorias que apresentam dificuldades de aquisição, seja em períodos isolados ou durante o ano. Nestes casos, o orçamento de receita deve ser confrontado com o de compras, o qual pode obrigar a sua revisão e gerar um processo cíclico até o alinhamento entre ambos:

Vendas e Compras Varejo

Também podem ser encontradas empresas que comercializam produtos com grande sazonalidade, tais como produtos carnavalescos.

Nestes casos, normalmente, é muito difícil atender o pico de demanda exclusivamente com as aquisições do mês, havendo a necessidade de geração de estoques para atender as vendas concentradas.

Assim, existirão momentos em que a empresa comprará sem vender e vice versa, fazendo com que o orçamento de compras seja influenciado pelo de estoques, gerando um novo processo cíclico até o alinhamento entre estas fases:

Compras e Estoque Varejo

Caso a empresa de varejo seja responsável por qualquer gasto logístico até a disponibilização do produto no local de comercialização, este valor deve compor o custo da mercadoria.

Além disso, limitações logísticas podem fazer com que ocorram alterações nas previsões de compras, gerando um processo cíclico entre estes dois orçamentos:

Gastos Logisticos Varejo

Nesta etapa, é importante analisar se na composição do custo das mercadorias devem ser considerados os tributos sobre as aquisições. Esta decisão será baseada na possibilidade de compensação dos valores pagos pela empresa.

Deve-se observar que não é orçamento de compras o fornecedor das previsões de custos das mercadorias vendidas, mas o de estoque, o qual deverá considerar as movimentações contábeis de acordo com o critério escolhido, normalmente o custo médio ponderado. Será o valor da baixa do estoque, derivado da previsão de vendas, transferido para custo na Demonstração de Resultado do Exercício.

Desta forma, considerando todos os relacionamentos descritos anteriormente, pode-se elaborar o seguinte diagrama que procura representar um processo básico de orçamento de custos em uma empresa de varejo:

Orçamento de Custos de Varejo Completo

Deve-se observar que este diagrama procurar refletir um modelo geral de orçamento de custos em uma empresa de varejo, mas podem existir particularidades de negócio capazes de inserir novas etapas. Um exemplo é o caso de alguns supermercados onde é comum a fabricação de produtos a serem comercializados, tais como pães, o que poderá gerar um processo orçamentário com lógica semelhante ao de empresas industriais.

 

Sobre o autor:

Louremir Reinaldo Jeronimo é  Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Management e FGV In Company (Saiba mais)

 

Artigos relacionados:

O Orçamento de Custos em Empresas de Serviços – Etapas e Relacionamentos

O Orçamento de Custos em Empresas Industriais – Etapas e Relacionamentos

Custos e Despesas na DRE – Algumas análises gerenciais

A Influência da Classificação de Custos e Despesas na Elaboração das Regras Orçamentárias

Os Tributos Sobre Compras no Orçamento Empresarial

Orçamento de Receita – Mais que um exercício de imaginação, uma definição de metas

Fator Limitante Orçamentário – Por onde deve ser iniciado o orçamento empresarial?

Os Orçamentos de Compras e Estoque de Matérias Primas

Por que o critério de movimentação contábil PEPS geralmente não é utilizado?

Anúncios

5 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s