Etapas do Orçamento Empresarial

Como Elaborar o Balanço Patrimonial Orçado

Balanço Patrimonial Orçamento Empresarial

Fonte da imagem: Photo by rawpixel.com from Pexels

O Balanço Patrimonial orçado é um relatório muito importante para o planejamento financeiro empresarial, pois, através de suas projeções pode-se avaliar as consequências da estratégia adotada pela empresa em relação a sua liquidez, necessidade de capital de giro e endividamento, além de possibilitar diversas outras análises que podem ser feitas a partir das projeções.

Apesar de sua importância, muitas empresas não o elaboram em seus processos orçamentários. Dois fatos principais podem explicar esta situação. O primeiro é o grau de maturidade na gestão financeira destas empresas e, em segundo lugar, a complexidade de elaboração de suas regras.

Muitas empresas tem o seu o modelo de gestão baseado em resultado (Demonstração de Resultado) e caixa (Demonstração de Fluxo de Caixa), limitando-se em projetar algumas contas do Balanço Patrimonial, tais como estoques e imobilizado, dispensando a projeção completa deste relatório.

A complexidade existente na elaboração do Balanço Patrimonial orçado deriva da dependência de todas as outras etapas do processo e do correto relacionamento entre elas. Qualquer engano na lógica de projeção tem como consequência a geração de uma situação onde o ativo não é igual ao passivo. Neste caso, toda a confiabilidade das projeções pode ser questionada.

Assim, é comum que a projeção do Balanço Patrimonial seja elaborada por empresas que apresentem nível mais avançado de gestão do planejamento financeiro e por aquelas que necessitam, devido a obrigações derivadas de contratos financeiros ou de normas especificas de instituições reguladoras.

 

As etapas de projeção do Balaço Patrimonial

O orçamento empresarial é composto por várias etapas que devem ser preparadas previamente para ser possível elaborar o Balanço Patrimonial orçado. Em cada uma, deve-se avaliar os impactos a serem gerados no ativo ou passivo da empresa para que os seus saldos sejam transferidos para este relatório.

Como exemplo, considere um processo orçamentário iniciando pela projeção de receita, fazendo a ressalva que devido ao conceito de fator limitante orçamentário algumas empresas podem não iniciar por esta etapa. Deve-se observar que em cada etapa a ser descrita podem existir relacionamentos e particularidades, as quais foram detalhadas em artigos anteriores.

Na projeção do orçamento de receita, considerando as condições de recebimento dos produtos ou serviços, é possível estimar as entradas de caixa e os valores de contas a receber. Estes últimos são enviados para o Balanço Patrimonial orçado:

 

Balanço Patrimonial 1

A próxima etapa a ser considerada na projeção do Balanço Patrimonial é o orçamento de capex, ou de investimentos de capital. Nesta projeção são estimados os investimentos aprovados pela empresa, tanto em relação ao momento de aquisição quanto à forma de pagamento.

Com base nestas informações, são orçadas as depreciações e amortizações, além dos saldos de imobilizado e intangível.

Para a projeção do Balanço Patrimonial, são enviadas as previsões de imobilizado ou intangível, além do contas a pagar referente aos ativos orçados:

Balanço Patrimonial 2

Outra etapa relevante para a projeção do Balanço Patrimonial é o orçamento de gastos com pessoal. Através dele são estimados os valores de salários a pagar, encargos sociais, provisões de férias e décimo terceiro, além de todos os valores relacionados aos colaboradores, tais como benefícios:

Balanço Patrimonial 3

Derivado do orçamento de receita,  em conjunto com a projeção de capex e de gastos com pessoal, é possível elaborar o orçamento de custos (tanto para empresas industriaisde serviços ou de varejo). Esta etapa é importante, pois, a partir dela, são orçados os valores de estoques (quando for o caso), bem como de fornecedores a pagar:

Balanço Patrimonial 4

 

Em paralelo a projeção de custos e de capex, diversas áreas das empresas elaboram os seus orçamentos de opex, ou de despesas. Com base nesta estimativa são enviados os valores das despesas a pagar para o Balanço Patrimonial orçado:

Balanço Patrimonial 5

 

A próxima etapa é elaboração da Demonstração de Resultado do Exercício Orçada. Através desta projeção, é possível apurar os valores de tributos a pagar, bem como de lucro ou prejuízo do exercício. Deve-se observar que o resultado orçado pela empresa deve ser transferido para o Balanço Patrimonial, na conta de lucros ou prejuízos acumulados, onde devem permanecer até que uma destinação seja dada para o seu saldo, quando positivo.

Assim, a Demonstração de Resultado do Exercício Orçada deve fornecer para o Balanço Patrimonial os valores de lucros ou prejuízos, além de também de tributos a pagar:

Balanço Patrimonial 6

Finalmente, com base em todas as projeções realizadas anteriormente, pode-se projetar o orçamento do fluxo de caixa.

Em cada uma das etapas do orçamento empresarial deve-se considerar os prazos de pagamento ou recebimento, pois, com base neles pode-se projetar, além das entras e saídas de caixa, os valores a pagar ou a receber que irão para o Balanço Patrimonial.

Também no fluxo de caixa orçado são estimadas as movimentações financeiras, empréstimos e aplicações, que são importantes componentes do Balanço Patrimonial orçado.

Por fim, também nesta etapa, devem ser enviados para o Balanço Patrimonial orçado os valores referentes aos saldos finais de caixa dos períodos, finalizando o diagrama de relacionamentos entre as etapas para a elaboração deste relatório:

Balanço Patrimonial 7

 

Movimentações finais do Balanço Patrimonial Orçado

Para o encerramento do Balanço Patrimonial orçado, após os relacionamentos descritos, existem algumas movimentações internas que são relevantes para a análise do negócio.

A primeira é a destinação do eventual valor de lucros acumulados. Neste caso, existem duas principais destinações, sendo a primeira o aumento de capital e a segunda o reconhecimento de dividendos a pagar no passivo.

Outro caso a ser analisado e modelado adequadamente é a movimentação de longo para curto prazo. Os valores a pagar ou a receber registrados no longo prazo, em algum momento serão transferidos para o curto prazo. Na elaboração do orçamento empresarial deve-se verificar se este evento irá ocorrer no período orçamentário para que a transferência de valores seja considerada.

Como se pôde observar, a elaboração do Balanço Patrimonial orçado depende de todas as etapas do orçamento empresarial, sendo este o motivo de ser considerada uma das estimativas mais complexas do processo orçamentário.

 

Sobre o autor:

Louremir Reinaldo Jeronimo é  Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Educação Executiva e FGV In Company (Saiba mais)

 

Artigos relacionados:

Fator Limitante Orçamentário – Por onde deve ser iniciado o orçamento empresarial?

Orçamento de Receita – Mais que um exercício de imaginação, uma definição de metas

Orçamento de CAPEX – Alinhando Investimentos com a Estratégia Empresarial

As Três Formas de Estruturar o Orçamento de Gastos com Pessoal

O Orçamento de Custos em Empresas Industriais – Etapas e Relacionamentos

O Orçamento de Custos em Empresas de Serviços – Etapas e Relacionamentos

O Orçamento de Custos em Empresas de Varejo – Etapas e Relacionamentos

Orçamento de OPEX – Analisando e Gerenciando as Despesas Empresariais

Como Elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Orçada

Como Projetar o Fluxo de Caixa Orçado de uma Empresa?

Anúncios

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s