Tecnologia Financeira

Contabilização Via WhatsApp, Inteligência Artifical, Machine Learning e Blockchain. Mudanças na Contabilidade e Gestão Financeira?

Contabilidade Whatsapp

Fonte da Imagem: https://www.pexels.com

Recentemente, no Chile, foi lançado o “Contable”, um aplicativo de celular com o objetivo de realizar toda a contabilidade de pequenas empresas, sendo o primeiro contador 100% via WhatsApp.

Para a realização dos processos, foi criado um robô (Eric_waldo) o qual recebe as informações mês a mês fornecidas pelos clientes, as valida, realiza complementos necessários e providencia as entradas em um portal de serviços.

 

 

O processo de contabilização via aplicativo funciona da seguinte maneira:

  • Os clientes enviam suas vendas no período entre os dias 1 e 10 do mês;
  • Cinco dias úteis após o envio, o software disponibiliza o total de tributos a pagar;
  • Até o dia 18 de cada mês os pagamentos devem ser realizados, podendo serem feitos diretamente pelos clientes ou através da plataforma;
  • Após os pagamentos, são remetidos os comprovantes aprovados e quitados.

Uma apresentação do aplicativo pode ser vista neste vídeo.

Esta não é a primeira iniciativa mundial que tem como objetivo mudar o processo de contabilização.

Na Alemanha, por exemplo, há uma empresa chamada SMACC (https://fullservice.smacc.io/en/) a qual utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning para realizar automaticamente os processos contábeis.

Através desta tecnologia, o cliente encaminha suas faturas e recibos, onde são organizados e arquivados, ficando disponíveis para consulta a partir de qualquer dispositivo via credencias das contas criadas.

O sistema tem atualmente a capacidade de reconhecer 64 pontos de dados, tais como, condições de pagamento, informações fiscais, dados de endereço, descrições, quantidades de produtos ou serviços faturados. Estas informações são utilizadas para iniciar os fluxos financeiros, o que inclui aprovações de faturas, realização de pagamentos e controle financeiro.

 

 

Com base nas informações reconhecidas, o software faz os lançamentos contábeis nas devidas contas, centros de custos e projetos, sendo que através de insumos fornecidos por gestores financeiros e contadores o sistema melhora o aprendizado sobre os processos, visando garantir alto nível de qualidade e precisão.

Outra tecnologia recente e que tem potencial de alterar os processos contábeis é o  Blockchain, a qual  pode ser entendida como uma base de dados aberta e descentralizada que tem como objetivo gerar segurança nos registros de dados. Através de compartilhamento e segmentação, pode-se criar um registro global de qualquer transação ocorrida de forma permanente e à prova de violação.

A partir do momento em que os dados das fontes de informação são armazenados através de Blockchain, gera-se um registro histórico único de todas as suas movimentações de maneira segura e compartilhada. Desta forma, não haveria a necessidade de conciliação e muito menos de auditoria nas duas fontes, pelo menos da forma como atualmente é realizada, pois estas utilizariam a mesma base segura e controlada.

 

 

Estas tecnologias demonstram que as atividades de contabilização e gestão financeira empresarial estão em evolução e sofrendo influências dos desenvolvimentos tecnológicos recentes.

É muito importante que os gestores observem a necessidade de investimentos em tecnologia para garantir a continuidade de seus negócios e também que os profissionais de contabilidade estejam atentos às novidades que têm surgindo. pois estas podem modificar a forma de atuação das empresas e de mercados estabelecidos há décadas.

 

Sobre o autor:

Louremir Reinaldo Jeronimo é  Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Educação Executiva e FGV In Company (Saiba mais)

Artigos relacionados:

O potencial da Inteligência Artificial em modificar a atuação da área financeira empresarial

Blockchain além de Bitcoins: Uma possível mudança na gestão contábil

O Investimento em Tecnologia e a Continuidade dos Negócios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.