Conceitos Orçamentários

O Conceito de Limiar no Orçamento Base Zero (OBZ)

Orçamento Empresarial Limiar

Fonte da imagem: https://www.pexels.com

Um fato comum de ser observado nas empresas é a existência de controles realizados ao mesmo tempo por mais de uma área, processos que não levam à lugar algum, relatórios que não são utilizados e diversas outras atividades ineficientes.

Muitos destes casos são derivados da evolução natural das empresas, as quais acabam criando métodos melhores para realizar tarefas ou acessar informações, deixando os processos anteriores obsoletos ou desnecessários, mas sem tomar o cuidado de descontinuá-los. Isto faz com que sejam consumidos recursos de maneira inadequada, os quais poderiam ser utilizados em outras atividades com maiores benefícios para a companhia.

conceito central do orçamento Base Zero é elaborar as projeções como se estivesse construindo a empresa em seu início. Para isso todos os gastos devem ser rigorosamente avaliados de maneira independente e com a indicação de justificativas razoáveis para a sua aprovação, baseadas no plano estratégico da organização.

Neste contexto, é de fundamental importância que os objetivos e metas estejam claramente definidos para que as aplicações de recursos sejam avaliadas de acordo com a sua importância em relação ao que se espera alcançar.

Entre os vários conceitos existentes nesta metodologia, os quais a diferenciam dos outros nove processos e orçamentos empresariais,  se destaca o de pacotes de decisão.

Segundo Phyr em seu livro Orçamento Base Zero – Um instrumento Prático para Avaliação das Despesas, o pacote de decisão é um “documento que identifica e descreve uma atividade específica de modo que a administração possa (1) avaliá-la e priorizá-la em relação à outras atividades que concorram para a obtenção de recursos limitados e (2) decidir aprová-la ou rejeitá-la”. Deve-se observar que é comum encontrar a denominação “incremento” para se referir ao conceito original de pacote.

Neste processo de avaliação e priorização dos pacotes ou incrementos a serem mantidos após a reorganização da empresa é importante destacar o conceito de limiar.

Ana Paula Ribeiro Tozzi e Jéssica Costa, em seu livro “Revolução Orçamentária: o Avanço do Orçamento Base Zero (Obz)” afirmam que “limiares são as despesas mínimas para que a organização funcione. Não se discute se ela é ou não necessária, pois é essencial, sem ela a empresa não pode operar”.

Como exemplo de limiar pode-se citar um pacote de apuração da folha de pagamento, com todos os apontamentos e particularidades exigidas pela legislação. No caso, se a empresa não executar esta atividade, a sua operação provavelmente ficará comprometida.

A identificação de limiares pode variar entre empresas. Em um shopping center, a limpeza talvez seja considerada limiar, enquanto em uma loja possa ser a reposição das mercadorias vendidas, pois, caso não ocorram, novas vendas podem não existir.

Em um mesmo segmento, os gastos considerados limiares também podem ser distintos. Em algumas redes de lojas de departamentos será provável que o pacote cobrança no caixa seja considerado limiar, enquanto em outras, onde a operação ocorra totalmente sem a utilização de vendedores ou caixas para efetuar conferências ou cobranças,  algum gasto com tecnologia possa ser indicado como tal.

Deve-se ressaltar que a classificação de um pacote como limiar no Orçamento Base Zero não faz com que a empresa deixe de buscar alternativas para a sua execução, pelo contrário, em sua implantação todas as despesas devem ser questionadas, assim como deve-se buscar a melhor forma de executar cada atividade a ser aprovada.

A identificação dos gastos limiares em cada uma das áreas da empresa é muito importante para se conhecer o mínimo necessário para que a operação ocorra. Isto não quer dizer que este será o funcionamento a ser adotado, mas o ponto inicial de reconstrução do negócio.

Para a realização desta análise é fundamental que as áreas compreendam o motivo de sua existência para a realização da missão da empresa e o que efetivamente delas se espera.

Este ponto de reflexão deve ser realizado pois é comum que, durante a evolução dos negócios, diversas atividades das áreas percam o sentido o prático e permanecem sendo executadas. Também podem existir outras tenham sido importantes no passado, mas que atualmente estejam totalmente desalinhadas com os novos direcionamentos da organização.

Para realizar a hierarquização dos pacotes ou incrementos no OBZ, o próximo passo após a identificação do grupo limiar é analisar as atividades complementares de cada área para compreender o investimento necessário para sua execução.

Assim, cada um dos pacotes são analisadas e hierarquizadas até que seja atingido o limite de gasto definido no planejamento a ser seguido no processo de Orçamento Base Zero.

Quanto maior a diferença entre o valor limiar de uma área e o total usualmente gasto, maiores as oportunidades de identificação de atividades que podem ser eliminadas por não fazerem mais sentido ou por serem ineficientes.

No processo de hierarquização dos pacotes, necessário no Orçamento Base Zero, não há discussão sobre a aprovação dos limiares, pois estes são considerados essenciais para manter a atividade mínima do negócio.

 

Referências Bibliográficas:

TOZZI A. P. R. ; COSTA J.  Revolução Orçamentária: o Avanço do Orçamento Base Zero (Obz), Trevisan Editora, 2017, ISBN 978-85-9545-005-9;

PYHRR P.A. Orçamento Base Zero – Um instrumento Prático para Avaliação das Despesas,  Editora Interciência, 1981.

 

Sobre o autor:

Louremir Reinaldo Jeronimo é  Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Management e FGV In Company (Saiba mais)

 

Artigos relacionados:

Os Dez Tipos de Processos e Orçamentos Empresariais

O orçamento Base Zero (OBZ) e suas características

Os pacotes de decisão no Orçamento Base Zero (OBZ)

Como desdobrar a estratégia em metas orçamentárias

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s