
Photo by Kaboompics // Karolina from Pexels https://www.pexels.com/photo/child-holding-unicorn-toy-6191/
Neste início de ano, a empresa Didi Chuxing – uma “Uber chinesa” – tomou o controle da startup brasileira 99 ao adquirir participações das empresas Softbank, Tiger Global, Qualcomm Ventures, Monashees e Riverwood, além de assumir o compromisso de aportes adicionais na companhia.
Nesta operação, a avaliação do valor total da empresa foi de US$ 1 bilhão.
No linguajar de fundos de investimento, uma startup é chamada de unicórnio quando passa a ser avaliada em US$ 1 bilhão ou acima, antes de abrir seu capital em bolsa de valores.
Fundada em 2012 e inicialmente reconhecida como 99 Táxi, a empresa que iniciou a sua operação como um aplicativo para conectar taxistas e passageiros, se tornou a primeira startup brasileira a ser considerada unicórnio.
Este é um fato muito importante por oferecer maior visibilidade internacional ao mercado brasileiro e também para evidenciar que, havendo o desenvolvimento de politicas específicas para apoiar este tipo de iniciativa, os resultados podem ser excelentes para nosso pais.
Sobre o autor:
Louremir Reinaldo Jeronimo é Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Management e FGV In Company (Saiba mais)
Artigos relacionados:
Como calcular o percentual de aquisição de uma startup
O planejamento tributário de Startups
Categorias:Conceitos Financeiros e Contábeis, Startups