Conceitos Financeiros e Contábeis

Surge a primeira empresa Unicórnio no Brasil! Mas o que é isso?

Orcamento Empresarial Empresas Unicornio

Photo by Kaboompics // Karolina from Pexels https://www.pexels.com/photo/child-holding-unicorn-toy-6191/

Neste início de ano, a empresa Didi Chuxing – uma “Uber chinesa” – tomou o controle da startup brasileira 99 ao adquirir participações das empresas Softbank, Tiger Global, Qualcomm Ventures, Monashees e Riverwood, além de assumir o compromisso de aportes adicionais na companhia.

Nesta operação, a avaliação do valor total da empresa foi de US$ 1 bilhão.

No linguajar de fundos de investimento, uma startup é chamada de unicórnio quando passa a ser avaliada em US$ 1 bilhão ou acima, antes de abrir seu capital em bolsa de valores.

Fundada em 2012 e inicialmente reconhecida como 99 Táxi,  a empresa que iniciou a sua operação como um aplicativo para conectar taxistas e passageiros, se tornou a primeira startup brasileira a ser considerada unicórnio.

Este é um fato muito importante por oferecer maior visibilidade internacional ao mercado brasileiro e também para evidenciar que, havendo o desenvolvimento de politicas específicas para apoiar este tipo de iniciativa, os resultados podem ser excelentes para nosso pais.

 

Sobre o autor:

Louremir Reinaldo Jeronimo é  Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. Professor convidado dos cursos de MBA do FGV Management e FGV In Company (Saiba mais)

Artigos relacionados:

Como calcular o percentual de aquisição de uma startup

O planejamento tributário de Startups

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.